Uma visão do Futuro

Durante visita a região noroeste do estado de São Paulo, Euclides da Cunha constatou que sendo a Estrada Boiadeira a ligação da região matogrossense criadora de gado aos importantes entrepostos, com intensas atividades na pecuária, abate e comercialização de carne, cuja produção demandava ao consumo das populações das principais cidades do sudeste brasileiro, era estratégica para o engrandecimento de outras regiões.
Segundo Genésio M. de Seixas em seu livro Precursores e Pioneiros, até os anos 30 a região noroeste era coberta por floresta, e graças a Estrada do Taboado que passou a ser chamada de Boiadeira devido a ligação dos estados produtores de gado, como Mato Grosso, aos entrepostos e consumidores, como são José do Rio Preto e Jaboticabal, que a cavalo levaria cerca de 4 semanas para percorrer sua extensão de 1400 km.

" A Estrada Boiadeira é a mais importante do Brasil. Tem um caráter continental tão frisante que em pouco tempo duplicará a vitalidade nacional. (Euclydes da Cunha)

A abertura dessa trilha, cortando campos e florestas virgens , foi uma iniciativa particular de três valentes sertanistas de Santana do Paranaíba, no ano de 1892: Coronel Carlos Castro, Capitão José Maria e o Padre Ferraz. Subindo de canoa pelo [Rio] São José dos Dourados até o afluente Santo João, no Viradouro (atualmente município de Meridiano), ali organizaram uma equipe de Machadeirs e foiceiros para abrir a primeira picada rumo ao Porto Taboado, passando a duas léguas (aproximadamente 9,5 km), onde mais tarde a Vila Jales seria fundada, em 1941. (Trecho do Livro “Jales, Precursores e Pioneiros”)

Conflitos internos como a Revolução Federalista (1893), Canudos (1896) e mesmo sequelas da Guerra do Paraguai, que apesar de já finalizada em (1870) ainda eram sentidas, sem contar as epidemias de Variola e Febre Amarela que marcaram com morte esse período da História.
Em uma das ocasiões em que foi sentida a necessidade de uma via de rodagem rumo ao oeste, a Guerra do Paraguai, levou alguns estrategistas a pensar nessa via de escoamento, assim é extremamente acertada a ideia de Euclydes da Cunha na frase que abre esse texto, uma frase que antevia um futuro de progresso da região.