Dona Alice Neri, esposa de Ascendino, reclama do frio de junho quando de sua chegada no dia de São João. Já estaria pronta a estrada para o tráfego de caminhão? Soubemos por seu intermédio que já havia uns cinco ranchos e, naqueles dias, foi fincado um cruzeiro. O madeiro santo foi lavrado por ngelo Vito e arrastado pelo carreiro que era o próprio Nivaldo.
" Para Juvêncio Pereira de Brito, Projeto Memória, o caminhão com sua mudança, foi o primeiro a passar pelo riacho Tamboril, no dia 6 de setembro de 1940. (Jales - Precursores e Pioneiros)
Estava sendo executado o projeto da estrada para a Vila Pereira
(atualmente Fernandópolis). Isso era prioritário e reduzia em muito
a distância, porque descendo pelo Marimbondo, seguindo pela boiadeira e
subindo pelo Jagora, o percurso era de mais de 50 quilômetros; pela nova estrada.
Outras fontes dão conta de que a mudança do João Mariano de Freitas veio antes,
no caminhão do Sr. Duquinha, em janeiro de 1940, arrastando-se pela boiadeira
até a altura do Açoita-cavalo, subindo rumo noroeste e depois declinando
à esquerda do 7 de Setembro.
Não conhecemos o número de construções existentes no mês de setembro,
mas numa fotografia do acervo do Museu Histórico, publicada pelo Projeto
Memória, alusiva ao avanço da estrada para a Vila Pereira, no ano de l940,
posam 34 pessoas cuja maioria é de trabalhadores residentes.
Dá uma idéia de que Jales já era uma realidade.