Os ranchos de 1940.

Dona Alice Neri, esposa de Ascendino, reclama do frio de junho quando de sua chegada no dia de São João. Já estaria pronta a estrada para o tráfego de caminhão? Soubemos por seu intermédio que já havia uns cinco ranchos e, naqueles dias, foi fincado um cruzeiro. O madeiro santo foi lavrado por ngelo Vito e arrastado pelo carreiro que era o próprio Nivaldo.

" Para Juvêncio Pereira de Brito, Projeto Memória, o caminhão com sua mudança, foi o primeiro a passar pelo riacho Tamboril, no dia 6 de setembro de 1940. (Jales - Precursores e Pioneiros)

Estava sendo executado o projeto da estrada para a Vila Pereira (atualmente Fernandópolis). Isso era prioritário e reduzia em muito a distância, porque descendo pelo Marimbondo, seguindo pela boiadeira e subindo pelo Jagora, o percurso era de mais de 50 quilômetros; pela nova estrada.
Outras fontes dão conta de que a mudança do João Mariano de Freitas veio antes, no caminhão do Sr. Duquinha, em janeiro de 1940, arrastando-se pela boiadeira até a altura do Açoita-cavalo, subindo rumo noroeste e depois declinando à esquerda do 7 de Setembro.
Não conhecemos o número de construções existentes no mês de setembro, mas numa fotografia do acervo do Museu Histórico, publicada pelo Projeto Memória, alusiva ao avanço da estrada para a Vila Pereira, no ano de l940, posam 34 pessoas cuja maioria é de trabalhadores residentes. Dá uma idéia de que Jales já era uma realidade.