Progresso rápido

O Cruzeiro
Os pioneiros que vieram fundar a cidade, levantaram um cruzeiro tosco, implantado numa clareira defronte ao atual fórum, onde foi substituído por outra grande cruz, no dia 15 de abril do ano seguinte (1941). Ângelo da Silva Pereira (Vito), carpinteiro, encarregou-se da lavra do cruzeiro de fundação. Os moradores mais antigos dão conta que, da Praça Bandeirantes, o velho cruzeiro foi aproveitado para o primeiro cemitério, hoje estação rodoviária, e de lá desapareceu, provavelmente incendiado.

" O sino, ofertado por Relíquias Miranda, servia para mensagens imediatas: chamadas às orações enterro, autorização para abertura de lojas segundo uma convenção estabelecida pelo comércio local. (Fonte: Diocese de Jales)

A Capela
2,5 x 2,5 m, a capelinha em madeira lavrada foi a primeira obra levantada em mutirão da comunidade. Abrigava as imagens de Santo Expedito e de Nossa Senhora Aparecida até o ano de 1947, por conclusão da igreja Bom Jesus. Para a celebração da primeira missa, em 15 de abril de 1942, o Pe. Vítor Rodrigues de Assis improvisou o altar pelo lado de fora. Jales completava o seu primeiro aniversário pela data da fundação oficial.

O Coreto
Construído de tábuas e telhas, em 1942, o coreto era usado para práticas religiosas ao ar livre, leilões e quermesses, encontro de cantadores, albergue para andarilhos, cadeia para amarrar arruaceiros em noites de chuva e palanque de comícios.